"Habitar Portugal" em Vila do Conde
Álvaro Siza Vieira, Manuel Salgado e Souto Moura são autores de alguns dos cerca de 80 trabalhos incluídos na exposição de arquitectura contemporânea portuguesa “Habitar Portugal 2003/2005” ontem aberta ao público em Vila do Conde.
A exposição, organizada pela Ordem dos Arquitectos, pode ser vista no Auditório Municipal até ao dia 6 de Junho. A iniciativa tem um carácter itinerante, estando programada para durar um ano e poder ser visitada em nove locais do país. A primeira etapa decorreu em Ponta Delgada, nos Açores, e a sessão de encerramento está programada para a Calheta, na Madeira, tendo Vila do Conde sido escolhida como ponto de recepção da Área Metropolitana do Porto
.Na apresentação desta exposição, que teve lugar em Lisboa, em Janeiro, a bastonária da Ordem dos Arquitectos, Helena Roseta, salientou como objectivo a divulgação de “algumas das obras mais notáveis da arquitectura portuguesa existentes fora das grandes cidades e pouco conhecidas do público”.
Entre as quase oito dezenas de trabalhos expostos no primeiro andar do Auditório Municipal vilacondense encontra-se o “Plano da Marginal de Vila do Conde”, de Álvaro Siza Vieira, bem como o Plano das Antas e do Estádio do Dragão, do arquitecto Manuel Salgado, e o Estádio Municipal de Braga, de Souto Moura.A mostra, comissariada por José António Bandeirinha, apresenta uma selecção de dez trabalhos por cada uma das regiões (Norte, Centro, Sul e Ilhas), mais 15 por cada área metropolitana (Porto e Lisboa) e sete construídas fora do território nacional.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home