Dá-me música

Uma agenda cultural, um blog que fala de música, teatro e afins...

Sunday, January 17, 2010

2ª Geocache - Mosteiro de Leça do Balio


Esta deu luta!! Mas apenas porque não estavamos a colocar as coordenadas de forma correcta no GPS. Depois de percebermos o erro foi um tirinho. É realmente uma óptima sensação quando encotramos estes pequenos tesouros.

"
O objectivo desta cache é dar a conhecer este monumento e a sua zona envolvente, ideal para um passeio em familia.

Classificado como monumento nacional, este imóvel medieval é considerado um dos melhores exemplares arquitectónicos existentes no país, de transição do estilo românico para o gótico. Com origem anterior ao séc. X, foi posteriormente (séc. XII) a primeira casa mãe dos Cavaleiros Hospitalários da Ordem de Malta em Portugal. Da construção românica resta apenas, nas traseiras da igreja, uma ala incompleta do claustro, um portal e uma janela com decoração vegetalista. Foi reedificado no séc. XIV, segundo o modelo das igrejas fortaleza. A fachada principal de estilo gótico, com ampla rosácea radiada e rematada por uma cruz da Ordem de Malta, possui torre de menagem de traça românica, coroada de ameias. No interior, dividido em três naves, podemos admirar a capela-mor com abóbada de nervuras, a capela de Nossa Senhora do Rosário ou do Ferro e os túmulos de vários cavaleiros e frades, destacando-se a arca tumular de Frei João Coelho, Grão-Mestre da Ordem, com estátua jacente da autoria de Diogo Pires, o Moço, bem como a pia baptismal, cuja base é decorada por animais exóticos. No exterior, o Cruzeiro é também da autoria do mesmo mestre coimbrão. Foi neste Mosteiro que o rei D. Fernando casou com D. Leonor de Teles.

Junto ao Mosteiro existe um parque que foi requalificado e encontra-se aberto das 10h às 00h. Nesse parque falta apenas a requalificação do rio Leça que ali passa. Podemos encontrar um anfiteatro, onde se realizam alguns espectáculos durante o verão, uma esplanada e um parque infantil. O horário de funcionamento do parque é das 10h às 24h.

As coordenadas levam-no à fachada do mosteiro. Estacione por aí perto. O total da cache não o fará andar muito a pé. Dê uma volta pelo mosteiro e disfrute da sua arquitectura. Procure então a placa comemorativa dos 1000 anos do mosteiro.

Começamos então a construir o puzzle:
X = (Nº de sepulturas colocadas no exterior do mosteiro) - (Primeiro digito da data apresentada na placa)
Y = (Nº de sepulturas colocadas no exterior do mosteiro) + (Primeiro digito do ano mais recente apresentado)
K = Ultimo digito dos dois primeiros anos apresentados
Z = Primeiro digito do primeiro ano apresentado
MMM = Metade da diferença dos dois primeiros anos da placa comemorativa do mosteiro - 2

Será capaz agora de seguir até à segunda cache virtual.
Disfrute do parque. Imagine-se agora num jogo de damas com uma plateia a assistir.
CCC = Número total de quadrados no jogo (contar todos os mosaicos excepto os pretos) + 28

Pode agora seguir agora ao encontro da cache final. Refresque-se pelo caminho..."

Retirado de: www.geocaching.com

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home