Dá-me música

Uma agenda cultural, um blog que fala de música, teatro e afins...

Friday, November 16, 2007

" Eu imPORTO-me!"


PATRIMÓNIO A nova causa da cidade




"Eu imPorto-me!" O lema tem chegado às caixas de correio electrónico da região do Grande Porto e cativado diferentes personalidades da cidade para a nova causa. Sem identidade política e sustentada no voluntarismo, foi criada uma sociedade informal e aberta a todos, designada Cidadãos do Porto, que se propõe a festejar o Património Mundial no 11º ano de classificação do Centro Histórico portuense, para que não esmoreça a memória do dia em que a Unesco elegeu a Invicta.

O movimento, que "pretende mostrar o Porto pela positiva" e "aproveitar a classificação" internacional para "promover a dinamização, vitalização, animação e investimento na cidade", ambiciona ter apenas uma expressão de cidadania, trazendo a festa para as ruas da Baixa no próximo dia 4 de Dezembro (dia em que se celebra o 11º aniversário da classificação do Porto). Por isso, o anonimato é uma opção para dar protagonismo à população.

Como terça-feira é dia de trabalho, a celebração faz-se ao final da tarde e à noite, tendo como "palco" central a Praça do Infante. A surpresa está a ser preparada por uma rede de cidadãos, que usam a Internet para passar a mensagem, e já há um programa de animação alinhavado, que começará pelas 18.30 horas.

"Cidadãos do Porto-SA (Sociedade Aberta) é uma rede de voluntários, independentes e não dependentes, que se está a formar para despertar as consciências e envolver, na defesa do Património Mundial, mais e mais cidadãos do Porto capazes de despir as suas camisolas clubistas, bairristas, religiosas e partidárias ou outras, para vestir a camisola do Porto", pode ler-se no manifesto, que tem chegado às caixas de correio electrónico, desafiando as pessoas a trazerem 11 amigos ao Porto nesse dia. Quem quiser aderir ou receber mais informação, pode enviar uma mensagem para 4.12.2007@gmail.com.

Os artistas e as instituições da cidade que participarão nesta festa fazem-no de forma graciosa. Os locais de concentração são o Terreiro da Sé e a Praça dos Leões, no Porto, e a praça em frente às caves Sandeman, em Gaia. Haverá grupos a fazer animação de rua nesses locais e, a partir das 18.30 horas, os três desfiles rumam à Praça do Infante, encabeçados por 121 pessoas (11X11 amigos) com lanternas e capas.

Já na Praça do Infante, um dos pontos altos da festa acontecerá cerca das 20 horas com a girândola de fogo preso a rodar o símbolo do Porto Património Mundial. Seguir-se-ão as actuações de Rui Veloso, de Pedro Abrunhosa, de Sérgio Godinho, de António Mafra e de Rui Reininho.


Artigo de Carla Sofia Luz, in Jornal de Notícias

2 Comments:

At 7:21 AM, Blogger cristina said...

Interessante...

 
At 6:24 PM, Blogger sombra_arredia said...

...Eu tb me imPorto
;)

 

Post a Comment

<< Home